Cheia prolongada dos rios no Amazonas expõe moradores a doenças transmitidas pela água contaminada
07/07/2025
(Foto: Reprodução) Além dos transtornos pelo constante mau cheiro e riscos com animais peçonhentos, as consequências de conviver diretamente com tanto lixo podem afetar a saúde. Cheia dos rios no Amazonas ameaça saúde de quem vive em áreas alagadas
No Norte do Brasil, a cheia dos rios no Amazonas é um perigo para saúde das pessoas.
O tapete de lixo se destaca sob as águas em Manaus. É o acúmulo do que é descartado de maneira irregular. E tem de tudo: sacos plásticos, garrafas PET, isopor, cama.
"A prefeitura não vem quase que recolher esse material. Então, os moradores vão jogando e cada vez acumulando mais. Isso gera um problema e principalmente negócio de saúde”, diz o microempreendedor Antônio Altevir Alves Gomes.
O infectologista Noaldo Lucena alerta que o contato com a água contaminada causa uma série de doenças.
"As diarreias, que estão extremamente frequentes, a hepatite, a leptospirose... Quais são as populações mais afetadas? Justamente as crianças, quer por brincarem nessas águas, por terem seu sistema imunológico ainda imaturo. E a população mais idosa”, afirma o infectologista Noaldo Lucena.
A dona de casa Nanci da Silva, que mora em uma área alagada, já sente as consequências.
"A diarreia tem aparecido porque a água quando ela vem, vem trazendo tudo, né? A coisa ruim vem mesmo com ela".
A prefeitura de Manaus declarou que faz a coleta de lixo regularmente, que realiza campanhas de conscientização sobre o descarte de lixo e afirmou que equipes de saúde estão em contato com as famílias.
Na região comercial da cidade, as galerias subterrâneas já transbordou em um ponto. Manaus segue em alerta por causa da cheia. O Rio Negro, na capital, permanece acima da cota de inundação severa e, de acordo com o monitoramento, o nível da água está há dois dias parado em 29,05 metros.
"É provável sim que nos próximos dias o Rio aqui na região metropolitana entre numa fase de estabilidade Para começar, sim, a nova estiagem, com descidas", afirma a superintendente regional do CPRM, Jussara Cury.
Cheia prolongada dos rios no Amazonas expõe moradores a doenças transmitidas pela água contaminada
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Cheia de 2025 afeta 530 mil pessoas e deixa mais da metade do Amazonas em emergência; veja antes e depois
Cheia do Rio Negro alaga casas e afeta mais de 500 mil pessoas no Amazonas
Governo federal libera R$ 5,4 milhões para seis cidades do Amazonas em situação de emergência por inundações