COP30: desenvolvimento sustentável na Amazônia é tema de debate em Manaus
08/07/2025
(Foto: Reprodução) Programação contou com palestras e rodas de conversa abordando temas como mudanças climáticas, reciclagem de materiais, bem-estar animal na Amazônia Seminário ocorreu no auditório da CMM
Lucas Macedo/g1 Amazonas
Os desafios para promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia foi tema de um debate na Câmara Municipal de Manaus, nesta terça-feira (8). A atividade ocorreu por meio da Escola do Legislativo Vereadora Léa Alencar.
O objetivo da discussão é antecipar os temas que serão abordados durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será sediada este ano no Brasil, entre os dias 10 e 21 de novembro
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
A programação contou com palestras e rodas de conversa abordando temas como mudanças climáticas, reciclagem de materiais, bem-estar animal na Amazônia e os desafios do desenvolvimento sustentável na região.
“Esse grande evento global permite com que a gente discuta, a partir da nossa realidade, ações que a gente consiga desenvolver a Amazônia de forma sustentável. Fomos atrás de especialistas e pessoas que tem conhecimento para dividir conosco”, explicou Edilson Rhasley, diretor da escola do legislativo da CMM.
Entre os palestrantes estavam:
Dra. Alzira Melo: procuradora-geral do Ministério Público do Trabalho (MPT)
Dr. Flávio Pascarelli: desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM)
Dr. Henrique Pereira: diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa)
Dr. Denison Melo: professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Participantes da discussão na CMM
Lucas Macedo/g1 Amazonas
Sobre a COP30
A COP30 é um dos principais eventos globais voltados às questões climáticas e ambientais. Reunirá chefes de Estado, cientistas, organizações internacionais e representantes da sociedade civil para discutir estratégias de combate às mudanças climáticas, com foco na sustentabilidade e preservação dos ecossistemas.
Esta será a primeira vez que o evento ocorrerá na região amazônica, trazendo visibilidade às necessidades e potencialidades da maior floresta tropical do mundo.
Delegação da ONU encerra visita de inspeção às obras da Cop-30, em Belém