Overdose em massa em Baltimore, nos EUA, leva 25 pessoas ao hospital e mobiliza autoridades
11/07/2025
(Foto: Reprodução) Operação conjunta chegou a fechar algumas ruas. Em comunicado oficial, o Departamento de Saúde da cidade afirma que a causa das overdoses ainda está sendo investigada, porém jornal local afirma que a droga usada foi o fentanil. Rua bloqueada em Baltimore, nos EUA, para policiais e bombeiros atenderem vítimas de overdose de drogas
X / Reprodução
Uma overdose de drogas em massa mobilizou as autoridades de Baltimore, nos Estados Unidos, nesta quinta-feira (10).
De acordo com o jornal "The New York Times", um policial informou por telefone que 25 pessoas foram hospitalizadas. Não houve mortes.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Em comunicado oficial, o Departamento de Saúde da cidade confirmou o episódio, mas não os números. Afirma que a causa das overdoses, que ocorreram em um bairro chamado Penn North, ainda está sendo investigada, porém o jornal local "The Banner" diz que a droga usada foi o fentanil.
"Equipes de primeiros socorros e parceiros da comunidade permanecem no local, distribuindo recursos, incluindo tiras de teste e Narcan, fazendo campanhas de conscientização na vizinhança e garantindo que os moradores afetados recebam o atendimento médico necessário", afirma o texto.
Entenda quais são os efeitos do fentanil no corpo humano
As overdoses desencadearam uma grande reação de socorristas, policiais, autoridades de saúde pública e agências estaduais. Ruas chegaram a ser bloqueadas para o trabalho conjunto das equipes de resgate, que vasculhavam becos e casas com medo de que houvesse mais vítimas.
As autoridades de Baltimore também revelaram que, um dia após o incidente, o Departamento de Polícia de Boston continua investigando o local e os bairros vizinhos, com foco na origem da overdose.
Um dia antes do episódio, membros do Conselho Municipal de Baltimore realizarem sua primeira audiência pública sobre a crise das drogas na cidade.
De acordo com reportagem do NYT, a epidemia de overdose na cidade matou quase 6 mil pessoas desde 2018 - uma taxa nunca antes vista em uma grande cidade americana.
Segundo o próprio departamento de saúde de Baltimore, só em 2023, 1.043 mortes relacionadas ao uso de drogas e álcool foram registradas - 921 delas relacionadas ao fentanil.