Parque Nacional da Tijuca mostra como favelas e florestas dividem o verde
18/05/2025
(Foto: Reprodução) Exposição apresenta fotos de jovens do Salgueiro e da Formiga e destaca a contribuição das favelas na preservação do meio ambiente. Exposição 'Favelas e Florestas'
Divulgação
O Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, sedia até junho a exposição "Favelas e Florestas", que traz uma perspectiva inédita sobre a relação entre as comunidades periféricas e a natureza.
A mostra, inaugurada no dia 7 de maio, apresenta 14 fotografias produzidas por crianças e adolescentes das favelas do Salgueiro e da Formiga, revelando olhares sensíveis sobre a convivência com a maior floresta urbana replantada do mundo.
A exposição é resultado de um projeto idealizado pelo Observatório de Favelas em parceria com o ICMBio, o Coletivo Formigação e o Instituto Sal-Laje. A iniciativa conta com apoio cultural do Oi Futuro e patrocínio da Serede, da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Cultura.
As imagens foram produzidas entre março e abril deste ano, durante oficinas que combinaram fotografia e atividades de educação ambiental realizadas tanto em áreas urbanas quanto na floresta.
O resultado é um convite à reflexão sobre os vínculos históricos, afetivos e territoriais entre as comunidades e a Floresta da Tijuca.
Exposição 'Favelas e Florestas'
Divulgação
Para Isaura Bredariol, analista ambiental do ICMBio e responsável pela área socioambiental do Parque Nacional da Tijuca, a exposição contribui para desconstruir preconceitos.
“Nesta exposição, o visitante é convidado a superar estigmas e conhecer a sensibilidade dessa vizinhança pelas lentes de jovens moradores que já constroem um futuro com mais consciência.”, explica.
A mostra é gratuita e fica no salão localizado sob a praça de alimentação do Centro de Visitantes Paineiras.
O espaço é dividido em quatro núcleos: uma entrada com ficha técnica e texto curatorial; o corpo principal com os painéis fotográficos; uma mesa interativa com miniaturas e postais; e uma área de convivência com elementos naturais, como almofadas, esteiras e sons que remetem à floresta.
Segundo Lino Teixeira, coordenador do projeto e do eixo de Políticas Urbanas do Observatório de Favelas, a proposta desafia a narrativa tradicional que associa as favelas à degradação ambiental.
“Ela mostra que os territórios populares possuem saberes ancestrais e tecnologias sociais fundamentais para o cuidado com a natureza e a preservação da Floresta da Tijuca.”
Exposição 'Favelas e Florestas'
Divulgação
Serviço
Exposição Favelas e Florestas
Local: Centro de Visitantes Paineiras, no salão embaixo da praça de alimentação
Endereço: Estr. das Paineiras - Santa Teresa, Rio de Janeiro - RJ, 20531-540 (link do endereço no GoogleMaps: https://g.co/kgs/UKyTRaH)
Visitação: Até 1º de junho, das 8h às 17h
Entrada: gratuita