Presidente do PT, Edinho Silva diz que falas de Trump pró-Bolsonaro e taxas ao Brasil são retaliação aos Brics
09/07/2025
(Foto: Reprodução) Presidente do PT diz que ameaças do presidente norte-americano têm a ver com as conversas para criar uma alternativa ao dólar nos acordos entre os integrantes do bloco. Trump diz que tarifa para o Brasil será anunciada entre hoje e amanhã
Eleito presidente do PT na terça-feira (8), Edinho Silva afirmou que os Brics são a motivação para as recentes ameaças feitas pelo presidente norte-americano Donald Trump a favor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e por mais taxações ao Brasil.
"O presidente Donald Trump faz uma manifestação pública, de cunho político-partidário, e não tenho nenhuma dúvida que foi uma reação ao encontro dos Brics", disse Edinho, em entrevista ao GloboNews Mais.
"É uma resposta à agenda dos Brics, principalmente quando é tratada a necessidade de termos uma outra moeda para as transações comerciais entre os países do Brics", afirmou.
Após nota de embaixada dos EUA pró-Bolsonaro, Itamaraty chama representante a prestar esclarecimentos
Alckmin diz que tarifas de Trump sobre o Brasil são injustas, mas afirma que país não mudará o tom
Apoiado por Lula, o ex-prefeito de Araraquara comandará o partido até 2029. Segundo ele, Trump se posicionou "de forma equivocada" por não aceitar o protagonismo mundial que um bloco como os Brics tem obtido.
Edinho Silva, presidente do PT
Reprodução
"A concepção do Trump é de que as relações só são boas se forem relações de submissão ao governo norte-americano, o que é uma posição muito autoritária", disse.
Embaixada no Brasil endossa Trump
Nesta quarta, a embaixada norte-americana endossou, em nota oficial, a opinião do presidente Donald Trump sobre o ex-presidente. Jair Bolsonaro é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) acusado de liderar uma organização criminosa para tramar um golpe de Estado no país.
O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) convocou o encarregado de Negócios da embaixada dos Estados Unidos (EUA), Gabriel Escobar, a prestar esclarecimentos sobre a nota publicada pela representação diplomática.
A nota americana diz que o ex-presidente é vítima de "perseguição política".